O QUE É PRECISO PARA BATIZAR?

OBSERVAÇÕES SOBRE A CRIANÇA

Deve ser menor de 07 (sete) anos de idade. As crianças que já completaram 07 (sete) anos devem ser preparadas na Catequese para receberem, junto com o Batismo, a 1ª Comunhão.

OBSERVAÇÕES SOBRE OS PAIS

Têm a obrigação de cuidar que as crianças sejam batizadas o quanto antes, e ser devidamente preparados para este Sacramento (importância do Encontro de Preparação).

Tenham o vivo desejo que as crianças recebam o Sacramento do Batismo.

Estejam dispostos e comprometidos a educarem as crianças na Religião Católica (ensinar os mandamentos, a oração, a fé cristã; dar exemplo vivo da prática da religião e participação na comunidade paroquial; mostrar a importância e valor dos sacramentos na vida do cristão, a partir do próprio exemplo de vida; fazer da família um santuário doméstico, buscar e indicar o caminho da salvação às crianças). Se essa esperança e disposição faltarem aos Pais, seja adiado o Batismo da(s) criança(s) para o momento em que os pais já estejam prontos para essa tão importante tarefa de fé e amor.

OBSERVAÇÕES SOBRE OS PADRINHOS:

Sejam escolhidos pelos próprios Pais ou por quem lhes faz às vezes ou, de acordo com cada caso concreto, pelo próprio Pároco ou outro Sacerdote que realize o Batismo.

Tenha completado 16 (dezesseis) anos de idade.

Seja católico, batizado e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir perante a criança, os Pais e a Igreja.

Seja uma pessoa que não se encontre em uma situação irregular diante da Igreja.

Não seja Pai ou Mãe da criança a ser batizada.

Não podem assumir o encargo de Padrinhos:

Menores de 16 (dezesseis) anos de idade.

Praticantes de outras religiões (protestantes, espíritas, etc.)

Pessoas em situação irregular (por exemplo: casadas somente no civil ou amasiadas, etc.)

Pessoas que não estejam dispostas a assumirem todo o encargo que é próprio dos Padrinhos (cristãos firmes e atuantes na Igreja, capazes e prontos a ajudarem os Pais a educarem as crianças na vida cristã, dando, assim, aos Pais e às Crianças, exemplo e testemunho de vida cristã).

Por isso é necessário: Se os Padrinhos forem casados: Xerox Certidão de Casamento Religioso.

Curso de preparação

Para realizar o Batizado os pais e padrinhos devem fazer a inscrição na secretaria paroquial e participarem do curso preparatório, o mesmo pode ser feito em qualquer paróquia do Brasil, após este curso será fornecido um comprovante de participação , que deverá ser apresentado na secretaria quando for marcar o dia do Batizado.

Em nossa paróquia de São Pedro, o curso acontecerá no 2º e 4º sábado de cada mês, com início na Missa das 19h.

Batizado

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (INDISPENSÁVEIS):

Xerox Certidão de Nascimento da Criança e/ou Adulto.

Xerox Documento Oficial com foto (RG ou CNH) dos Pais e Padrinhos da Criança/Adultos.

Xerox Comprovante de Residência (atual) dos Pais e Padrinhos da Criança/Adultos.

Contribuição de R$ 40,00 (quarenta reais).

A marcação do Batismo deve ser feita com antecedência na secretaria paroquial e deve apresentar o comprovante de participação no curso de preparação para o Batismo.

Em nossa paróquia o Batismo é realizado no 1º domingo de cada mês, com início na Missa das 10h.