PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

1º domingo do Advento: qual o significado da vela vermelha?

A vela vermelha, acesa no 1º Domingo do Advento, significa o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na Terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus se fez Filho de Adão para salvar seu pai terreno e todos nós. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e vai voltar no fim da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar nosso coração para o encontro com o Senhor.

Neste domingo, a liturgia nos leva a meditar sobre a necessidade de nossa conversão permanente e de vigilância constante. A palavra do profeta Isaías (Is 64,2-7) chama o antigo povo judeu à conversão, e hoje, a nós também:

“Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”.

O salmista pede a Deus socorro:
“Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos! Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
R. Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! (Sl 79,15-19).

Nesse contexto, a Carta de São Paulo aos Romanos (13,11-14) traz à nossa reflexão a necessidade de nos decidirmos pela conversão: “Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”

Fonte:
https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/1o-domingo-advento-qual-o-significado-da-vela-vermelha/