MÊS DEDICADO AOS AVÓS

Avós: pais duas vezes!

São Joaquim e Santa Ana são os avós de Jesus, pais de Maria Santíssima. Ela é filha única do casal. Ana era estéril e os dois já estavam em idade avançada; no tempo em que eles viveram era considerada uma maldição o casal que não tinha filhos, era até mesmo rejeitado pela sociedade. Isso os fazia sofrer muito.

Assim aconteceu com muitos casais. Por exemplo, os pais de Samuel, Zacarias e Isabel – pais de João Batista – e outros. Joaquim e Ana viviam esta dura realidade. Ana clamou com muitas lágrimas, pedindo a Deus um filho… Pedindo que Deus tirasse da vida deles este opróbio.
Joaquim também clamava ao Senhor e Deus concedeu a eles esta graça de serem pais. Deus ouviu as orações do casal e os presenteou com uma filha, a qual recebeu o nome de Maria, que veio a ser a esposa de José – o pai adotivo de Jesus – o qual foi o seu educador.

Como hoje é o dia dedicado aos avós, é importante refletir sobre este papel tão importante na vida dos netos. Ser avô é uma dádiva de Deus tão importante, como a dádiva dos pais. Uma grande responsabilidade na vida dos avós.

Dizem que o avô estraga a educação dos netos, mas vejo que se isso acontece é apenas com uma minoria. Os avós já experimentaram na vida muitas situações difíceis, momentos de dor que só com a graça de Deus conseguiram vencer.

Os avós tratam seus netos com uma doçura diferente dos afetos dos pais. Não é dizer que os avós educaram seus filhos com certa dureza e hoje a seus netos trata diferente, mas, ao contrário, como os avós hoje têm muito mais experiência do que então, eles já perceberam que a maioria dos pais poderia educar seus filhos de uma maneira diferenciada; percebe que o amor, o carinho, o diálogo é mais forte do que certa correção agressiva, que não traz efeitos benéficos na vida dos netos.
O carinho, o diálogo, principalmente o amor… O amor faz a diferença! Os benefícios são superiores a todos os tipos de métodos que já foram aplicados na educação.

O papel dos avós na família vai muito mais além do carinho dado aos netos. A presença dos avós torna-se um suporte afetivo e, às vezes, financeiro dos pais e filhos. É aí que podemos dizer: os avós são pais duas vezes.

A vovó é chamada também de “segunda mãe”. Às vezes, elas estão do lado e até à frente da educação dos netos com experiência e sabedoria que vão se acumulando ao longo dos anos. Com certeza, este é um sentimento lindo: estar vivenciando assim os frutos de seu fruto, ou melhor, dando vida as gerações. Digo com muita humildade: nós trazemos uma carga bem grande de riquezas que com o tempo fomos acumulando.

O Dia dos Avós é muito significativo, pois celebrar este dia é reconhecer o valor da sabedoria adquirida; o valor da experiência de vida que foi se acumulando com o tempo. Essa escola de vida se aprende no convívio com as pessoas, com o doar-se inteiramente sem vacilar, e em contato com a natureza que vai nos moldando cada dia assim. Os avós estão carregados de sabedoria que nessa estrada da vida, foram aprendendo e hoje é direcionada aos netos.

Aos nossos avós, com todo carinho e amor queremos dizer: vocês são muito importantes a nós, agradecemos de todo coração.
Obrigada querida vovó, obrigado querido vovô!

São Joaquim e Santa Ana roguem a Deus por nós!

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/avos-pais-duas-vezes/